22 de abr. de 2009

Parabéns pessoas!

Prezados colegas, alunos e amigos do Curso:

Antes de mais nada, parabéns a todos os professores, alunos e demais pessoas que, direta ou indiretamente, colaboraram e/ou tiveram a oportunidade de participar da Tecnotêxtil.
Embora tenha chegado à EACH e ao Curso de Têxtil e Moda efetivamente neste ano, me sinto super-orgulhosa em estar aqui e assim, poder participar e constatar diariamente a dedicação e o trabalho coletivo que acontece e extrapola os muros da EACH. Realmente isto é muito difícil ocorrer na prática, principalmente hoje em dia, porém, é também exatamente o interesse e a colaboração mútua que diferencia este curso dos demais.
Além da atitude coletiva, o visual do espaço ficou ótimo, super-coerente com os demais elementos composicionais, como as camisetas, e os cartões, por exemplo. Podem contar comigo!
Meus parabéns à Liandra, meus parabéns a todos!

Um abraço carinhoso a cada um de vocês.
Sílvia Held

Leia Mais…

19 de abr. de 2009

O que é a STM? I


Olá queridos leitores, amigos, colegas, professores e parceiros,

Estou escrevendo pois nada mais justo que num blog destinado à STM ( Semana Têxtil e Moda ), haja explicações sobre a mesma, e, porque não, do nosso querido curso Têxtil e Moda.

A Semana Têxtil e Moda nasceu junto com o curso(há 5 anos atrás), e tem a intenção de ser um evento de cunho acadêmico e empresarial, que une e promove debates entre as principais vertentes do nosso curso : Tecnologia Têxtil, Moda e Gestão.

Assim como do nosso curso "nascem" todo ano 60 alunos polivalentes e altamente qualificados para trabalhar em qualquer das etapas da cadêia têxtil, o mercado tem de saber que os profissionais que são tão necessários para o cenário brasileiro na nossa área, começaram a se formar ano passado e têm todos os artifícios necessários para que tenham uma carreira de sucesso e de alta contribuição para o nosso país ( o que já começa na faculdade, através da produção científica com a qualidade USP ).

Na EACH( Escola de Artes, Ciências e Humanidades ) - mais conhecida por "USP leste", há um conceito inovador de formação de indivíduos, que além de excelentes profissionais, saiam de lá com uma visão de mundo e cidadania, que poucas Universidades permitem. 

Isto se dá pelo chamado "Ciclo Básico", que nada mais é que um ano de matérias gerais que ampliam a visão de mundo do aluno, assim como nos ensina a produzir pesquisas científicas ( que ao contrário do que muita gente pensa, não - NÃO se reduzem a pesquisas em laboratório, com jalecos e cobaias) .

Pense em uma pergunta que você sempre se faz, sobre coisas ainda inexplicadas deste mundo. Exemplo banal: Porque o céu é azul?

Você pode parar na resposta "por que sim", ou utilizar de um método para que a melhor resposta seja encontrada, mesmo que depois de muito tempo e muita ralação : O método científico.

Interessou? Venha para o nosso curso! (hehe) Ou para qualquer um dos outros da EACH.

Pensem em um mestrado em grupos e com a duração de seis meses. Sim, nós fazemos isto no primeiro ano da faculdade, aprendendo a lidar com pessoas completamente diferentes e desconhecidas, com o método científico, com as regras da ABNT e com uma "assustadora"(só nos primeiros 2 minutos hehe) banca de tutores em uma apresentação final de 10 minutos.

Além de matérias como Ciências da Natureza, que nos coloca em contato com os grandes pensadores do Universo e a atentarmos para os problemas que o Homem causou no planeta; Sociedade, Meio ambiente e Cidadania, que plantou dentro de nós a semente da responsabilidade ambiental; Sociedade, Multiculturalismo e Direitos, que nos mostra a origens da sociedade; História da Arte - absolutamente essesncial a qualquer Ser humano; A importância da educação com Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos, dentre outras...

CONTINUA...

Leia Mais…

O que é a STM? II

...CONTINUAÇÃO

Bom, saindo do campo científico,  nós convivemos dentro do próprio curso com pessoas incrivelmente diferentes, que possuem diferentes objetivos na vida, que querem ir para a Indústria Têxtil, que querem ir para a Moda, que querem cuidar de negócios, que querem seguir carreira científica dentro da Universidade.

Nós temos na mesma semana aulas de desenho, modelagem,tecelagem, malharia, beneficiamento têxtil, processos de lavanderia, colorimetria, etc etc etc...

E é incrível observar como todas as matérias são interdependentes, assim como os profissionais que o nosso curso forma, assim como a Indústria, a Moda, o Design, a Gestão.

Cada um canaliza o conhecimento para o lado que mais lhe convém, todos terão noção de como uma coleção de moda é pensada, assim como saberão quais são as programações e os movimentos de um tear.

Sem falar dos professores...que são os profissionais mais qualificados nas áreas em que dão aula, que amam o que fazem e que dão uma força incrível para os alunos. Queridos professores: Vocês são maravilhosos!!!!Muito obrigada por toda a força que estão nos dando para este evento que tem tudo para entrar para a história do curso e da cadeia têxtil brasileira!!

Gente, a STM é para dividir com vocês um pouco do que o nosso curso é para nós, e passar exatamente este espírito de união que nos é passado desde o momento em que pisamos o primeiro pé ( direito ) naquela faculdade.

Isto será feito da melhor maneira possível ( e estamos trabalhando muito para que tudo saia maravilhoso, e vocês, maravilhados ), através de palestras, mesas de debates, wokshops, apresentação de trabalhos acadêmicos e um desfile incrível que vai nos colocar entre as cabeças da Moda brasileira.

O tema desta STM?  -- BRASIL
Por que? -- Aguarde um post explicativo que virá em breve! Mas em poucas palavras...todos nós somos brasileiros.

Por enquanto é só ( só?)

Obrigada a todos os que leram tudo, esperam que tenham se interessado pela nossa vida(não deixa de ser)

MUITO obrigada aos que estão dando o maior apoio para as nossas idéias, vibrando com a gente, fazendo tudo isso valer a pena!!!

Super Beijos,

Liandra Weizmann
(*Lia Weiz*)
3 ano de Têxtil e Moda
Comissão Organizadora de Marketing da STM

*Lembrando que você, aluno ou professor, também pode postar no blog.
É só enviar um e-mail para: stmusp@gmail.com






Leia Mais…

Leia Mais…

Mural de Recados I

Olá pessoal!

Muito legal ver toda essa animação e empenho dos alunos.
Venho aqui agradecer a galera do primeiro ano que ajudou com as doações para os cartões.
Muito legal ver que, apesar do pouco tempo de convivência, muitos contribuíram e estão querendo ver a coisa dar cada vez mais certo!!!
Gostaria de agradecer também o professor Takao, que também nos ajudou e deu a sua parte, aliás, deu em dobro!! (muito fofo.. rs)
Valeu galera!!!
Beijos

 
Ana Paula (1º ano)


*Reiterando que você também pode escrever no blog!
É só mandar um e-mail para stmusp@gmail.com  que seu post será publicado!

Leia Mais…

ARRASANDO NA TECNOTÊXTIL II





Leia Mais…