7 de ago. de 2009

Exposição do 1º Concurso Moda Inclusiva

Estou aqui novamente para contar uma super novidade para vocês que vão na V STM - USP!!!

Para quem não sabe, semestre passado, rolou um concurso MUITO legal, o "Concurso Moda Inclusiva" , e muita gente do curso de Têxtil e Moda da USP participou, e não deixou a desejar! Tanto que o 1º , o 3º lugares foram de alunas do nosso querido curso!!!


1º lugar : Brunna Novo do Val ( de Têxtil e Moda!!!)

2º lugar : Renata Fambelio Gomes Mariano ( da Belas Artes)

3º lugar: Julia Harumi Sato ( de Têxtil e Moda!!!)


Os trabalhos das vencedoras estarão expostos durante toda a Semana, não é incrível ?!!

A Júlia, querida colega e ganhadora do 3º lugar, mandou uma matéria bem legal pra eu postar aqui no blog. Tenho certeza de que vocês vão gostar de ler, vale super a pena! O engajamento social foi sensacional!

Fiquem com a matéria abaixo,

Super beijos

Lia Weiz

Exposição do 1º Concurso Moda Inclusiva

O Concurso Moda Inclusiva coordenado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoio do PenseModa, Vicunha, São Paulo Fashion Week e Universidade Anhembi Morumbi, incentivou estudantes universitários de todo o Estado de São Paulo a apresentarem propostas de vestuário adaptado que atendessem às demandas do público com deficiência. O mercado de vestuário para pessoas com deficiência ainda é pouco explorado. No Brasil, existem hoje 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo são cerca de 4,2 milhões, ou 17% do total do país. Nos últimos anos, esse nicho vem crescendo e o tema tem ganhado ainda maior relevância em função da Lei de Cotas (Lei 8213/91), que estabelece uma reserva percentual de vagas em empresas aos trabalhadores com deficiência.

No desfile final do concurso ocorrido no dia 9 de junho de 2009, foram apresentadas diversas propostas adaptadas às necessidades dos deficientes. As roupas que receberam a terceira colocação no concurso foram desenvolvidas pela estudante de Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo (USP), Julia Harumi Sato aluna do 3º ano. As peças com o tema “Primavera e Outono” foram inspiradas nas características das estações do ano, nas composições de Vivaldi, na obra de Antoine de Saint-Exupéry, nas bailarinas de Fernanda Bianchini, nas cenas do filme “Dolls” de Takeshi Kitano e nos jogos e brincadeiras destinados aos deficientes visuais. A proposta de Julia foi criar roupas para crianças cegas, mas que não se diferenciassem visualmente por este aspecto numa busca pela inclusão verdadeira. As roupas são belas, românticas e delicadas, assim como as modelos. Uma das preocupações foi também trabalhar a auto-estima das meninas para que se sentissem belas e seguras para o palco. Em suas palavras:

Procurei desenvolver roupas adaptadas às realidades das meninas, no meu caso em especial, as modelos eram bailarinas. O enfoque principal das criações foi o desenvolvimento dos sentidos primordiais para as crianças como um todo, mas que para crianças que nasceram sem enxergar são fundamentais como o tato, a audição e o olfato. Desenvolvi criações lúdicas, capazes de estimular os sentidos e a capacidade de criação e imaginação. Como enfatiza a famosa frase em o Pequeno Príncipe, obra literária infantil (“o essencial é invisível aos olhos”), o essencial das roupas não estava na visão, mas no invisível. O invisível nesse caso foi logo percebido e identificado pelas bailarinas que descobriram os detalhes das roupas, como o bordado em pérola do corpete com a frase em braile de Antoine de Saint-Exupéry, os seis botões removíveis da blusa que combinados formavam todo o alfabeto braile, as texturas diferenciadas das folhas na saia que lembravam o jogo de memória para cegos, no perfume de lírio das flores aplicadas e no som dos botões inspirado no boneco Braillín.

A satisfação pelo trabalho veio da constatação de que o objetivo da proposta havia sido alcançado. As crianças se divertiram com as roupas brincando com os botões, tocando os detalhes das roupas e sentido o perfume. As bailarinas brilharam no palco e pela primeira vez na vida sentiram que uma roupa havia sido feita sob medida para elas, em todos os aspectos.

Para conferir o vídeo do desfile clique no link a seguir: http://vimeo.com/5181494

Agradecimentos: Thalia Macedo e Thalia Matos (modelos deficientes visuais), Organização do Desfile e colaboradores, Jurados, Olivia Hanssen(stylist), Ana Cristina, Família Sato, Henrique e Neide Yagi, colegas e professores de Têxtil e Moda, Ana Clara Almeida, Lys Sugano, Livia Kishimoto, Paula Rindeika, Denise Shirane, Harumi Adachi, Mariana Brites, Michele Simões, Fernanda Bianchini e Fundação Dorina Nowill. Apoio: Vicunha Têxtil e Só Dança (acessórios de balé).

Julia Harumi Sato é estudante do 6º semestre de Têxtil e Moda EACH, atualmente é bolsista Fapesp de Iniciação Científica, já realizou diversos projetos na área de criação de moda e figurino e possui uma produção própria de bolsas e acessórios.

Contato ou mais informações:

juliahsato@gmail.com / tel: 55816670 ou cel: 72912139






Divulgação na imprensa:

Participação especial:

Programa Show da Gente (SBT), dia 8 de agosto de 2009.

Sites:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=201909#0

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=201947&c=550

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=342&c=31

Blogs:

Vestindo a Cena

http://vestindoacena.com/page/3/

Camila Yahn

http://www.camilayahn.com.br/concurso-moda-inclusiva/

Thais Losso

http://colunistas.ig.com.br/thaislosso/2009/06/22/moda-inclusiva/

Leia Mais…

4 de ago. de 2009

"O que é que a Moda Brasileira tem?"-Concurso II

CONCURSO PRORROGADO!!!PODEM MANDAR SUAS FRASES COMO COMENTÁRIO ATÉ 26/08!!!

Olá têxteis e fashionistas!

É com IMENSO ORGULHO, que comunico que passamos ontem, dos 1.000 visitantes em nosso blog!Dentre estes pessoas de várias partes do país e, por incrível que pareça, do mundo.
Por isso resolvemos COMEMORAR!!!

Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos vocês, que JÁ estão fazendo a V STM acontecer e brilhar muuuuito no planeta, acompanhando nosso blog, participando dos nossos concursos, e muito em breve, inscrevendo-se para as palestras e workshops INCRÍVEIS que vão rolar nesta Semana que vai entrar para a história!

E para comemorar com MUITO ESTILO, começa agora outro concurso, apenas pelo BLOG , para comemorar tantas visitas assim. Lembrando que o concurso anterior está rolando, até 150 pessoas seguirem a @stmusp no twitter!!!!
Este ocorrerá paralelamente.

Para participar é bastante simples :
-Deixe um comentário NESTE post, respondendo a seguinte pergunta:

O que é que a Moda Brasileira tem?

Lembrando que a moda brasileira ultimamente ganhou o mundo, pense no porque. A resposta mais verdadeira e criativa, ganha a SUPER COLEÇÃO :

"Moda Brasileira II"



Prêmio: "Coleção Moda Brasileira II"
(André Lima, Clô Orozco, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço)

Editora: CosacNaify

Regulamento:

1.As respostas serão julgadas pela Comissão Julgadora da V STM-USP e sob nenhum aspecto a decisão será revogada.
2. O concurso estará valendo até o dia 20/08/2009 , sendo julgadas apenas as frases postadas como comentário até as 23:59 , e descartadas as que vierem depois.
3. O resultado será divulgado aqui no BLOG, no dia 27/08/2009 , sendo que o ganhador deverá imediatamente entrar em contato com a Organização do Evento através do e-mail stmusp@gmail.com .
4. Se o ganhador não se manifestar até as 20:00 do dia 29/08/2009 , automaticamente a segunda melhor resposta ganhará o prêmio, e será anunciada às 21:00 no dia 29/08/2009.
5. O prêmio deverá ser retirado durante os dias do evento, até as 15:00 h do dia 04/09/2009, sendo que se o ganhador não for retirá-lo, o mesmo será sorteado de outra maneira.
6. Se houver total impossibilidade de comparecer ao evento, o ganhador tem de se pronunciar para que possamos avaliar o caso de entregá-lo de outra maneira.
7. Os participantes liberam o uso de suas frases para quaisquer fins de divulgação do evento, seja na web ou mídia impressa, assim como sua automática utilização no blog da V STM-USP, em forma de Recado.

Pronto, agora é só pensar um pouquinho, concorrer a este prêmio maravilhoso, e de quebra levar muito mais conhecimento para sua casa!

Leia Mais…

2 de ago. de 2009

Concurso Cultural V STM - 1 !!!!


Livro PRÊMIO :

"FASHION DESIGN"- Manual do estilista
Autora: Sue Jenkyn Jones
Editora: CosacNaify

Clique AQUI para saber mais detalhes sobre o livro!

Por que o livro Fashion Design e o curso de Têxtil e Moda tem tudo a ver?

Este finalmente é o post sobre o Concurso Cultural da V Semana Têxtil e Moda!! Este é um concurso que visa levar ao público do nosso evento, que vai de estudantes colegiais que pretendem ingressar no Curso de Bacharelado em Têxtil e Moda da USP e estudantes de outras faculdades de moda, a profissionais já atuantes na área, uma fonte eterna de conhecimento de Moda, que são os livros, que perduram por anos e anos sem perder seu valor atemporal.

Para ganhar o livro "Fashion Design- Manual do estilista" , essencial para quem quer seguir a carreira, basta fazer o seguinte:

- Primeiramente, você tem que ter um perfil no twitter (se ainda não tem, faça já um AQUI);
- Uma vez que você tenha um twitter, siga a @stmusp ( o twitter do nosso evento);
- Fique de olho no número de seguidores nossos e fale sobre o concurso para todos os seus amigos, para que este número aumente e, primeiramente, chegue aos 150 seguidores.
- Uma vez que este número chegue aos 150, a melhor* dentre as 10 primeiras frases, respondedo a pergunta a cima, mandadas via twitter, ganha o livro!!!

* A Comissão Organizadora da V STM se reserva o direito de escolher qual a melhor frase, sendo que os membros da Comissão Julgadora do concurso não participarão sobre hipótese alguma deste. A Comissão entrará em contato com o ganhador, sendo que este tem que retirar o prêmio durante os 4 dias do Evento (01 a 04 de setembro de 2009). Se o ganhador não retirar o prêmio até as 15:00 hs do dia 04/09/2009 e não se pronunciar sobre o assunto, o livro será sorteado entre os participantes do evento neste dia.

** Quem mandar a frase, concorda que a mesma seja usada para qualquer fim de divulgação do Evento e do curso de Têxtil e Moda, seja esta em qualquer veículo de comunicação.

Bom galera, é isso!
Boa sorte a todos!

Em breve sortearemos mais livros, fique de olho em nosso blog e twitter!

Leia Mais…

A V STM virou notícia!!!

Olá queridos leitores e seguidores!!


Estou aqui para falar que orgulhosamente, a V STM saiu em notas nos sites dos nossos apoiadores ABIT e Textília!!!

Confira aqui a matéria no site da ABIT.
Confira aqui a matéria no site da Textília.

Toda a Comissão Organizadora da V Semana Têxtil e Moda, agradece desde já!!!Ficamos MUITO felizes com o apoio de vocês!

- Amanhã tem início o CONCURSO via TWITTER e BLOG no qual vamos sortear livros INCRÍVEIS das super Editoras CosacNaify e Cia. das Letras !

Ainda não tem TWITTER??

Faça já a sua conta AQUI e siga a @stmusp para participar deste concurso incrível!E peça para todos os seus amigos nos seguirem também, pois quanto mais seguidores, mais prêmios iremos dar!

Aguardem mais informações no próximo post!

Super beijos,

Lia Weiz

Leia Mais…